17/01/10

Existem cursos de Sorrir?

Há dias pus me a pensar e cheguei a esta triste conclusão, não fui ensinada a sorrir. Não é que um sorriso seja algo que venha escrito num manual de instruções ou que existam aqueles cursos que se podem fazer comodamente sentados num sofá a olhar para uma pessoa que nos demonstre como fazê lo. Como é que cheguei a esta conclusão? Não sei bem, acho que foi num daqueles dias em que me deu para pensar e surgiu-me esta maravilhosa conclusão. Mas com que argumentos explico esta minha teoria? Não são assim tantos como seria imaginável, são bem poucos até, nem cabem nos dedos de uma mão, seja ela de que tamanho seja. Adiante, o primeiro argumento que apresento é: não fui habituada a sorrir. Talvez tenha sido por crescer num meio de adultos onde um sorriso de criança era literalmente jogado para trás e em que a única criança para além de mim era um bebé de meses que só sorria quando brincavam com ele ou lhe satisfaziam os desejos. Podia ser por estar rodeada de tanta dor e sofrimento por metro quadrado que percorria. Segundo e último argumento: havia muito pouca gente que merecesse o meu sorriso. Isto devia-se ao facto de ser um "bicho-do-mato" que só confiava em meia dúzia de pessoas. Pode ser visto como um defeito ou virtude já que estas minhas desconfianças e medos já me ajudaram em muita coisa mas também me prejudicaram muito. Como referido anteriormente os argumentos não são muitos, apenas 2, que nem por sombras são o número de dedos de uma mão humana, só se esta sofreu uma amputação de 3 dedos por algum motivo. Com estas evoluções ao nível dos mais variados assuntos, porque é que ainda não inventaram um curso de sorrir, para pessoas assim como eu, que não nasceram com essa habilidade. Tenho o sonho de num futuro próximo puder frequentar um curso deste género e deixar de imitar os sorrisos das figuras imóveis das revistas e das que se movem na televisão :)

3 comentários:

sweet_angel disse...

ou quem sabe dares t a conhecer melhor a certas pessoas e novas amizades,e todos juntos podemos aprender a sorrir,pois como ja deves ter reparado somos um grupo bem pequeno,cada um cm as suas angustias,mas smp prontos pr sorrir e ajudar o proximo e é tao bom conviver cm todos vcs,como diz a tua "maninha" é bom saber q chegamos aqui e temos a nossa "familia" pr nos sorrir e dar uma palavra amiga.bjs sobrinha<3

Anónimo disse...

estou com a swett_angel, talvez devesses conhecer gente nova...o facto de seres a mais nova da familia a não ser um bebé não é razão eu tambem sou a mais nova da minha familia, e não foi por isso que não aprendi a sorrir, todos nós aprendemos a sorrir, mas nem sempre o conseguimos demostrar no dia-a-dia...
talvez devesses de tentar criar uma nova realidade para a tua vida, o mal não está nem em ti nem no que te rodeia, talvez apenas ainda não tenhas encontrado a melhor maneira que consiliar tudo.
o não te preocupes não precisas de tirar um curso desses, basta pretares mais atenção ao que se passa a tua volta e estar ao lado das pessoas certas, isso será o suficiente para poderes sorrir...

beijos... Dark Angel11

Pensador :) disse...

Não te posso dizer que conseguirei ensinar-te a sorrir, não teria forma de te avaliar num sorriso, pois...

Um sorriso pode ser uma escada
Que mais alto que a riqueza
Eleva uma pessoa sentindo-se amada
E consegue descer qualquer tristeza
Abaixo do nível da tua mente,
Onde cada patamar é sentimento
E tão simples é, felizmente,
Esboçá-lo num cumprimento.

Um sorriso pode ser gerador,
Gerador de amizade e compaixão,
De alegria pode ser criador
E significar tudo numa paixão.
Gera, em quem o recebe, uma luz,
Formando uma união momentânea,
Alivia o peso de qualquer cruz
De uma forma tão instantânea.

Um sorriso pode ser tudo
Quando em conversa com alguém,
Apesar de ser totalmente mudo
Substitui imensas palavras também,
Cada sorriso é fácil e único,
Esboçado pode ter significados eternos,
Tem o poder de o verão tornar atópico,
E de aquecer todos os gélidos Invernos.

Um sorriso pode ser um dicionário,
Dando a entender de ti o significado,
Num momento feliz pode ser estacionário,
Uma salvação num momento complicado,
Um abraço significativo de amizade,
Como um beijo, expressão de um amor,
A prova de uma relação de cumplicidade,
Demonstrador de vontades com imenso fervor.

Por isso faz um esforço com sorrir, não há quem sorri melhor que outro, simplesmente há quem sorri, quem sorri sentindo, quem sorri falsamente, mas só há quem sorri.

Vitor Cunha