27/02/11

Tenho saudades

Tenho saudades de ser criança. Tenho saudades de ser pequena e esquelética, o que me custou até hoje a alcunha de “esqueleto vaidoso”. Tenho saudades de ter medo do mar e ficar sozinha a fazer castelos de areia enquanto os outros se divertiam na água. Que saudades. Tenho saudades de quando o meu irmão vinha a minha casa para nos visitar e eu estava a dormir, e que embora a minha mãe lhe dissesse “João, não acordes a menina que ela está a dormir”, ele não se importava e rodeava a cama onde eu dormia até me acordar, para me dizer: “leite condensado, leite condensado” e lá saltava eu da cama para que ele fosse buscar a tão desejada lata de leite condensado com que partilhamos tantos sorrisos, risos e brincadeiras. Era feliz naquela altura. Tenho saudades das brincadeiras com o meu pai, das poucas a que tive direito, e do tempo que passava sem o ver, porque quando saia eu já não estava e quando entrava eu já dormia mas quando, nas folgas dele estávamos juntos e passávamos o dia juntos, eu sabia que valia a pena esperar. Tenho saudades de estar verdadeiramente doente e de ter a minha mãe todo o dia ao meu lado a cuidar de mim. Velhos e bons tempos. Tenho saudades da escola primária, de já ter aprendido as coisas em casa e perder uma manhã a olhar para o quadro e a pensar na origem de tudo, inclusive da minha própria origem, tenho saudades dos ditados, de trocar os “m” pelos “n” e vice-versa, tenho saudades de passar os dias a correr atrás de uma bola e de mal saber pegar numa raquete de badminton. Tenho saudades de ver os meus sobrinhos bebés e de ver a minha irmã graciosamente pegar neles e faze-los parar de chorar. Tenho saudades de andar de mão dada com ela, quando me levava a passear. Tenho inclusive saudades dos ciúmes que senti quando o meu primeiro (e único até agora) sobrinho nasceu e de pensar que já ninguém gostava de mim, porque iria perder uma das minhas maiores fontes de afecto. Enfim, tenho saudades de ser criança, quando ainda verdadeiramente o era, sinto falta de ser feliz e não ter tantos fantasmas dentro da minha cabeça. De ter medo e de ter afecto. Tenho saudades…

Sem comentários: